quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

1. Mochilão África do Sul / Zâmbia: Introdução e Roteiro

O fato de poder pisar no Continente Africano está diretamente relacionado às minhas aspirações de pelo menos quatro anos pra cá. Tempo esse que pude saber que foi em África que se instalou os primeiros seres humanos do mundo, ou seja, o continente Africano é o Berço da Humanidade. De sua antiguidade clássica provem as primeiras civilizações que consolidaram diversos feitos avançados para época e que foram modelados para civilizações de outras partes. As dificuldades que se presenciam nos dias de hoje em África foi devido o advento das invasões europeias e também das invasões árabes, todo o passado de glória se perdeu e se transformou no que podemos ver ainda no século XXI, e o que ocorreu nos séculos anteriores, de desmantelamento cultural e exploração intensa desde pelo menos o século XVI.

De certo que existe a importância cultural (e de certa forma política), mas essa viagem teve um aspecto mais mochileiro/turístico, com uma diversidade de atrações e com certeza contando com o espetáculo da natureza, a exuberante paisagem do sudeste africano. Foram 23 dias de viagem, onde parti de São Paulo dia 04 de Julho de 2017 e só retornei no dia 27 do mesmo mês.

Antes de ir, apesar de estar próximo de se realizar um grande sonho, e do que esse momento significava pra mim, o planejamento foi feito bem rapidamente utilizando o pouco de experiência que tenho em fazer meus roteiros com informações da internet. Não agendei previamente (no Brasil) nenhum "Tour", transporte ou acomodação, apenas comprei a passagem para Cidade do Cabo (Cape Town) pela Angola Airlines (TAAG) que custou R$1960,00, renovei meu passaporte e chequei se eu precisava tomar a vacina contra Febre Amarela. No caso não precisei, pois já havia tomado em 2011, quando fui pra Bolívia, e essa vacina é valida por dez anos. Lógico que antes de tudo olhei os mapas, compilei os hostels no centro de Cape Town e tudo mais. Levei dinheiro em espécie e no Cartão VTM (Visa Travel Money) tudo em dólar, mas a moeda na África do Sul é o Rand (Zar). Na questão do visto para a África do Sul, pra turismo os brasileiros não precisam pagar nem agendar previamente, é apenas mostrar um passaporte contendo pelo menos 1 mês de validade antes da data de retorno pro Brasil e uma folha em branco, o visto valerá por 90 dias.

Vou deixar pra detalhar essa encantadora e graciosa aventura nas próximas postagens, por enquanto vou deixar o esboço do roteiro. Recebi no passaporte carimbos de cinco países: África do Sul, Reino de Lesoto, Zâmbia, Zimbábue e Botsuana. A estadia foi maior na África do Sul e depois em Zâmbia, os outros três países visitei mais a região próxima das fronteiras fazendo um "Day Tour" em cada país.

Do que eu havia planejado tudo correu muito bem, só não consegui conhecer a Ilha Robben (Robben Island) por ter chovido no dia em que eu agendei minha ida e não pude adiar porque no dia seguinte já estava marcado o inicio da viagem pelo BasBuz, uma van que percorre por toda a costa sul africana desde a Cidade do Cabo até Pretória (falarei mais sobre). Outro ponto que queria muito ir era o Museu Africano em Joanesburgo, mas não achei o local. Isto foi minimizado pelos diversos pontos altos da mochilada, como a subida na caminhada até a Montanha da Mesa (Table Mountain), o tour na Península do Cabo, a caminhada até a Tugella Falls na Cordilheira de Drakensberg, a ida às Cataratas Mosi-oa-Tunya/Victoria Falls em Zâmbia/Zimbabue, ou ao Chobe Safari em Botsuana. 


Cataratas Mosi-oa-Tunya ou Victoria Falls 


Dia 06/07/17
Table mountain - Trekking sozinho pela Montanha da Mesa - Cidade do Cabo
http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/01/3-mochilao-africa-do-sulzambia-subida.html

Dia 07/07/17
ida ao centro comercial V&A Waterfront de manhã
Praia - Camps bay beach à tarde

http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/01/4-mochilao-africa-do-sulzambia-museu.html


Dia 08/07/17
Cape Peninsula Tour (BasBuz)- Ilha das Focas, Praia dos Pinguins e Cabo da Boa Esperança

http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/01/5-mochilao-africa-do-sulzambia-role-na.html

Dia 09/07/17
Era pra ser robben island mas foi cancelado pelo tempo chuvoso. Dia de descanso depois de breve caminhada pela cidade. Domingo tudo vazio. Ajeitar roteiro.

Dia 10/07/17
Viagem de Cape Town até Port Elisabeth por basbuz. O dia todo de viagem com a van.

Dia 11/07/17
Viagem de port elisabeth até durban. Chegando no Hostel Curiosity no Centro de Durban.

Dia 12/07/17
Sai umas 10h para o Kwa Muhle Museum, depois fui comer, depois pra região do porto e finalizando a tarde na Praia - South Beach.

http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/01/6-mochilao-africa-do-sul-zambia-da.html

Dia 13/07/17
Cheguei no Amphitheatre Backpackers em Northern Drakensberg e passei a tarde de boa. Fiz umas trilhas ao redor do Hostel.

Dia 14/07/17
Tugela falls tour - A segunda maior cachoeira do mundo e a maior da África, mas no inverno o volume de água é baixo.

Beleza da Cordilheira de Drakensberg - Show!!!
http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/03/7-mochilao-africa-do-sul.html

Dia 15/07/17
Lesotho Day Tour - Lesoto é um país montanhoso incrustado na África do Sul e sem saída pro mar. A etnia predominante é Bashoto e a língua é o Sesoto (soto).

Experiencia unica. Show!!

Dia 16/07/17
Amphitheatre Backpackers

Dia 17/07/17
Amphitheatre Backpackers

Dia 18/07/17
Viagem de van basbuz de Drakensberg até Joanesburgo, fiquei num hostel próximo do aeroporto Oliver Tambo.

Dia 19/07/17
Viagem de avião de Joanesburgo até Livingstone em Zâmbia
Ao chegar andei pela cidade, povo muito acolhedor. Fiquei no Hostel Zinga Backpackers.

Dia 20/07/17
Grande dia nas cataratas Mosi-oa-Tunya (Victoria Falls). lados da Zâmbia e Zimbabwe.
http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/03/8-mochilao-africa-do-sul-zambia.html

Dia 21/07/17
Walk around the city centre. Change money to next day

Dia 22/07/17
Chobe Safari Day Tour em Botsuana

Dia 23/07/17
Viagem de volta a joburg. Do aeroporto um taxi até curiocity backpacker

Dia 24/07/17
Soweto Day Tour e Museu do Apartheid

Dia 25/07/17
Andando por joburgo.

Dia 26/07/17
Transfer até o aeroporto e volta pra São Paulo com escala em Luanda (transferência apenas).





3 comentários:

  1. Caraca.. muito show.. vou ler tudo com calma...mas qts dias e qt vc gastou no total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane.
      No total fiquei 23 dias em viagem, a maior parte na África do Sul, visitei o Reino de Lesoto em dia, fui pra Zâmbia e de lá passei um dia num Safari em Botsuana e nas Cataratas de Vitoria visitei os dois lados: Zâmbia e Zimbabue. Gastei em torno de R$6000,00. No final dos relatos pretendo deixar uma tabela com os gastos. :)

      Excluir
    2. na verdade menos de 5500 em tudo, pois sobrou credito no meu vtm

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...