quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Morro do Nhangussu - Guarulhos - SP

Ufa! bulhufas que escrevo a nervo de aço, não faço e ando leste, oeste, norte e sul, dessa vez no Nhangussu, o silencio aos barulhos, em Água Azul, Guarulhos.

Na região metropolitana de São Paulo está Guarulhos ao norte, um município bem populoso, mas ainda com suas belezas, como o fascinante morro do Nhangussu.

RESPEITE A NATUREZA, não deixe o lixo em ambientes naturais.

Como Cheguei:

Na estação Armênia do metro (linha azul) desembarquei e do lado de fora da estação embarquei no ônibus 341 Guarulhos (Vila Any) e desci no ponto próximo ao Terminal Pimentas. No Terminal Pimentas embarquei no ônibus 883 Água Azul e desci no final da linha, que fica logo depois do lago azul, na Av Miami ou (Av Guanabara). Segui pela Rua Cannes, uma subida que deu de encontro com a Av Monte Carlo, virei à esquerda e subi até chegar na rua derradeira, a Monte Bianco.

RESPEITE A NATUREZA, não deixe o lixo em ambientes naturais.

No rolê:

Ah meu coração que não entende o compasso do meu pensamento, o passado dos meus passos, talvez ultrapassados, num espaço que não existe compasso para o coração, da natureza, nas proximidades da urbanidade.

Um Terminal até que legal é o do Pimentas, mas dizem que é extremamente lotado em horário de pico. Com diversas esculturas do artista Gilmar Pinna feitas em aço inox, aço carbônico e bronze, faz com que o terminal fique com uma cara diferente dos demais. Lá eu esperei uns 20 minutos o micro-ônibus Água Azul. Sem nem prestar atenção ao tempo cheguei no final da linha, perguntei para a cobradora sobre o trajeto do pico, e ela não sabia me informar, depois perguntei para alguns moradores que estavam esperando o ônibus, também não conheciam, mas disseram pra eu ir me informar num Bar/Mercearia que estava bem ali próximo. Lá o dono do bar foi bem prestativo e me mostrou a direção da Av Monte Carlo. Então, eu fui. Quando voltei o bar estava ainda aberto tomei uma gelada de leve.

Ao subir, muito rapidamente fiquei ofegante, o trajeto até o pico é curto, mas é bem íngreme, então se tiver fora de forma, como eu, vá devagar.

O pico do Nhangussu é demais, é um pico extenso com diversas rochas de formatos curiosos e certamente históricos, vai longe o pensamento ao admirar seu traços, lógico que vale a pena admirar e preservar tudo aquilo. Recorri a dicas e levei uma sacolinha para recolher alguns lixos.
http://guarulista.wordpress.com/2010/12/06/mirante-morro-do-nhangussu-o-cartao-postal-nao-oficial-da-cidade-de-guarulhos/

Após andar pra lá e pra cá, dono do lugar, sentei de costas para o sol, depois deitei numa rocha e fiquei de frente para o sol, que já estava quase se pondo. Que espetáculo foi aquele, nessa hora apareceu um moço pregando umas palavras aos céus, ele estava bem na extremidade do pico, mas enquanto isso eu curtia aquele ambiente e batia umas fotos, torcendo para que as mesmas tivessem saído como eu queria rsrs. Pois é, o que muitos não sabem é que eu não vejo na hora como ficou a foto, vai meio que na sorte, só vejo o resultado quando descarrego no computador. Mas ficou bom.

A descida foi vapt vupt, já escurecendo, mas ônibus de volta pro terminal Pimentas, só às 20:40.

RESPEITE A NATUREZA, não deixe o lixo em ambientes naturais.

Até a próxima, Vam' Borandá.

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:



























17 comentários:

  1. Carlos, o Nhangussu é realmente uma das boas surpresas que a cidade de Guarulhos guarda no seu interior. Volte sempre ;)
    Thays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thays, realmente foi uma boa surpresa, obrigado pela dica e pela sua visita aqui. Abraço.

      Excluir
  2. Pôr do sol fodastico heim... da hora parabéns... Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fepa, a natureza tá de parabéns. Valeu pela visita, Abraço.

      Excluir
  3. Ola gostaria de saber como fazer pra chegar atá a cachoeira de carro pois tenho uma cadeirante e quero presentear com a bela natureza que Guarulhos nos oferece .Agradeço a atenção de vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clebia!
      Sei que ja se passaram 2 anos desde seu post mas só hoje encontrei este maravilhoso blog cheio de aventuras. Tem uma cachoeira no bairro Água Azul mas como é super procurada pelo pessoal da região tem que pagar R$ 5,00 ao clue que tona conta para ter acesso. Tem que chegar no bairro Água Azul e perguntar pela cachoeira que todos sabem explicar. Fuca próximo ao Morro do Nhangussu.

      Excluir
  4. oi gostaria de saber como fazer pra chegar até a cachoeira pois tenho uma cadeirante pra ir até lá e quero muito presentear ela com a áisagem linda que Guarulhos oferece Obrigada

    Clebia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clebia,
      Nessa postagem não teve cachoeira, mas teve o morro do nhangussu que é uma paisagem belíssima ela ia adorar e da pra chegar de carro e fazer uma trilhinha com a cadeira mesmo. De cachoeira tem o parque estadual Cabuçu em Guarulhos só não me recordo se dá pra chegar até a cachoeira de cadeira.
      Veja como cheguei nesse pico Nhangussu:

      Na estação Armênia do metro (linha azul) desembarquei e do lado de fora da estação embarquei no ônibus 341 Guarulhos (Vila Any) e desci no ponto próximo ao Terminal Pimentas. No Terminal Pimentas embarquei no ônibus 883 Água Azul e desci no final da linha, que fica logo depois do lago azul, na Av Miami ou (Av Guanabara). Segui pela Rua Cannes, uma subida que deu de encontro com a Av Monte Carlo, virei à esquerda e subi até chegar na rua derradeira, a Monte Bianco.

      Abraço.

      Excluir
  5. Nunca imaginei que pudesse ter um morro tão lindo e pouco visitado e conhecido aqui em Guarulhos,vou chamar uns amigos e correr pra lá agora, obrigado por tornar nossa cidade cada vez mais conhecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje conheci o Morro do Nhangussu e realmente é emocionante de ver e sentir a natureza ainda bruta desse lugar que fica na minha tão judiada Guarulhos.
      Encontrei uns moradores locais que tem uma ONG ongaguazul@yahoo.com.br e estão desenvolvendo um projeto para tornar o morro um ponto turistico da cidade de Guarulhos. Foi uma das poucas vezes que senti orgulho de ser guarulhense. Na proxima quinta feira 15-06-2017 vai ter uma galera cedinho lá para voar de parapente. Quem tiver curiosidade é só contactar a ONG através do whats app 11 9-6672-0554 falar com Néia.

      Suas aventuras são lindas e inspiradoras! Muito obrigada por compartilhar.

      Excluir
    2. Olá Simone. Poxa muito obrigado por sua mensagem e apoio. Agradeço também o informe referente a ong e em breve pretendo voltar ao morro pra conhecer a cachoeira que você indicou acima.
      Abraço.

      Excluir
  6. Olá!amigo

    Boa tarde parceiro

    Me tira uma dúvida mano, esse lugar tem Rio ou Lago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!
      Poxa tem um lago próximo do inicio da trilha, mas não sei se está apropriado para banho.

      Excluir
  7. Por um acaso esse monte tem um nome de pico da neblina.

    ResponderExcluir
  8. Eu morei um ano e pouco nesse bairro, mas só tive a oportunidade de visitar o vizinho Nhangussu apenas uma vez, porque tive que convencer alguem a ir comigo KKKKKK FOI DIFICIL
    Mas é um ótimo lugar pra estar com a gente mesmo, uma vista linda, um ar mais fresco. Ainda estou na batalha de convencer mais alguém a ir comigo mais uma vez

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...