sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Cachoeira e Morro do Voturuna - Santana do Parnaiba - SP

Olá! Segue um relato de um breve bate-volta na Cachoeira do Voturuna em Santana do Parnaíba, passando pelo morro votunura.

Numa manhã, 04h30, ainda com o céu escuro, sai de casa para uma caminhada nos ares do interior de Santana do Parnaíba. Era meio de semana e também dia de trabalho, porém com tudo certo e programado, resolvi por pé na estrada pra depois ir pro compromisso as 17h00. A única desvantagem é ter que ficar grilado com o horário de volta, e isso aconteceu. Ainda mais contando com o horário irregular da linha 800-Suru (Cururuquara), 

Santana de Parnaíba fica na zona oeste da região de metropolitana de São Paulo e consegui chegar pegando um trem mais dois ônibus, gastando aí em torno de R$20,00 de passagem. (ida e volta).

As 05h45 desembarquei na estação Barueri da cptm, passei a catraca e sai à esquerda pra passar por um túnel sob os trilhos, logo já dei de cara com uma lotação parada anunciando Terminal Santana, "do Parnaíba?" perguntei. O motorista confirmou. Ele ficou chamando o pessoal por 15 minutos, até que as 06h05 partiu rumo terminal. Foi questão de 25 minutos e eu já estava sentado num banco do terminal Santana. A próxima linha era a 800-SURU cujos horários eu tinha em mãos, só não sabia se estava vigente ainda, mas mesmo assim me baseei nele. e dizia que o próximo sairia de 'São Luis' as 06h40, então aproveitei pra comer algo quente e salgado, já que os lanches que eu tinha eram frios. 

Deu 07h15 e veio o busão suru, e como eu tinha visto um pouco do trajeto no google maps, nem falei com o motorista pra me avisar quando chegasse o 'Racho Tuqson’. Depois de 15 minutos de viagem fiquei mais atento e após passar o condomínio voturuna, na altura de 9000, já se conta mais 1km pra chegar até o lago que dá na rua Nhambu. Ao descer na frente da Rua Nhambu, abandonei a Estrada Turística Suru e fui andando na estrada de terra com o lago à direita. Minha caminhada começou as 07h40, o sol já estava no ambiente, firme e forte! Com 10 minutos de caminhada veio uma curva à direita, em mais cinco minutos outra à direita, sem bifurcações. Continuei andando numa estrada tranquila onde só passou um caminhão levantando poeira que logo baixou. Mais 10 minutos e veio outra curva à direita, tudo bem obvio, até que as 08h15 cheguei num portão que dizia entrada proibida, pois era propriedade particular. (foto3) Percebi que tinha uma fresta no portão e segui, mas ainda em duvida se era o caminho correto, pois não tinha visto relatos desse portão. "Só podia ser ali" e fui.

Continuei subindo até chegar numa clareira e peguei a trilha à direita, a única que tinha. Sei que as 08h35 já estava de frente a cachoeira do voturuna, após trilhar rapidamente uma trilha bem batida. Ali fiquei um pouco e já fui subir pro pico. Foi uma subida bem íngreme que começa um pouco antes da cachoeira,e ao longo dessa trilha subindo, eu vi outros patamares de queda. Essa subida é um pouco perigosa, foi necessária atenção redobrada, pois um escorregão causaria muitos problemas. 

Aos vencer essas 'escaladas', saí numa parte mais tranquila do morro, onde não se tinha uma trilha evidente, mas tinha alguns rastros de bosta de cavalo e fui seguindo morro acima até chegar ao pico. De cara na minha direita, eu via um pico maior, porém devido a minha restrição de horário e a minha vontade de tomar um banho de cachoeira na boa, decidi voltar dali mesmo, quem sabe numa outra situação eu consiga andar pelo morro.  

O sol estava estralando, tempo bem quente e nada melhor que me jogar embaixo daquela queda. Desci novamente na cautela pra curtir a água, que tava aquele ambiente só pra mim. E foi uma baita realização, após o banho comi meu lanche e fiquei refletindo em meio à natureza.

Pra voltar fiz o mesmo caminho, reparei numas mangueiras que captam água pros sítios e tinha dois pontos que estavam furados, mas ali sem erro. Reparei também na limpeza do local, não tinha vestígios de lixo. Vi vários pássaros e nisso eu refleti como eu sou leigo em reconhecê-los. Essa educação urbana nos faz leigos nessas questões, mas coisa que de certo tenho que ir atrás, pois queria muito identificá-los não só pelos mais conhecidos.

Enfim, foi um bate volta bem bacana, fui trabalhar meio quebrado das pernas, mas bem leve pelo dia que tive.

É nóis!!!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:


Fotos:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...