sábado, 29 de outubro de 2016

Cachoeiras Ribeirão de Itu e Praia em Boiçucanga - SP

Cachoeiras Ribeirão de Itu e Praia em Boiçucanga - SP

Entre os dias 16 e 18 de outubro, eu e meu primo seguimos pra Boiçucanga no município de São Sebastião. Meu primo Felipe, aventureiro e viajante nato, aceitou na hora a proposta do rolê. Era um domingão ensolarado e eu havia trabalhado de sábado pra domingo e teria uma folga, Boiçucanga estava na lista de lugares a se conhecer. Basicamente, queríamos praia, cachoeira, curtir, sossego e paz.

Devido os horários dos ônibus disponíveis na rodoviária do Tietê, marcamos pra tarde a saída, acabamos embarcando no busão das 21h30 na empresa litorânea e num preço de mais ou menos R$55,00. Chegamos às 01h20 da madrugada e fomos direto pra uma lanchonete comer e beber algumas cervejas. Nessa noite, o Fepa deu a ideia de acampar na praia, eu fiquei meio pá, pensei em bivaque, mas acabei concordando. E assim tudo correu tranquilo com muito som e muita maresia.

Logo de manhã, 08h, acordei com aquela visão máxima do mar, a sensação máxima de um ser de estar contente perante á bela paisagem e com aventura programada pro dia. Caminhei bastante pela praia e em seguida fui pro tchibum. A aventura do dia seria a ida nas cachoeiras do vale ribeirão de itu, mas antes tomamos café numa padaria e ainda preferimos procurar um camping pra ficar na noite seguinte. Quando estávamos indo pra cachoeira avistamos o Camping Morada dos Colibris, que cobrou uma diária de R$40,00 cada. O camping é bom, tem uma área grande e limpa (só não tinha cozinha), mas de resto tranquilo. Achamos o preço alto, mas percebemos que tava na média do lugar.

Uma parte muito importante era a ida pra Cachoeira, não foi difícil se localizar pois a gente segue a maior parte do tempo pela ESTRADA DO CASCALHO. Do centro de Boiçucanga até o início da trilha demora-se uns 50 minutos a pé! Existe um busão que vai até próximo do inicio das trilhas, vale a pena embarcar nele. É só procurar o que pega a estrada do cascalho inteira. Se tiver dúvida jamais hesitar em perguntar pros habitantes de lá que foram bem receptivos com nóis.

Ao iniciar a trilha, rapidamente tem que escolher um rumo. O da esquerda vai pra Pedra Lisa, que tem uma trilha de 700m. e uma queda de mais de 30 metros. O da direita vai pra Cachoeira Samambaia-açu com 1,2km de extensão e uma queda de mais de 20 metros. Fomos na Pedra Lisa primeiro e sem esforço chegamos em 30 minutos na queda, Foi sensacional, realmente surpreendeu. Não tinha muita gente e uma beleza ímpar rs. Diversos poços onde se jogar ali se fez obrigatório, ainda mais nos mais de 30 graus que fazia naquela segunda-feira.

Em seguida, partimos pra segunda e terceira quedas numa trilha que exigiu mais resistência, pois é subida a maior parte do trajeto, além de se ter um risco de acidente fatal, pois vários momentos de precipício, e se caso escorregar naquele morrão provavelmente é fim. A imensidão de coisas boas que a cachoeira traz é inexplicável e não foi diferente na segunda queda, revigora qualquer ser humano. Curti esse rolê até umas 16h e então começamos a voltar pro camping, já um tanto exausto, mas bem satisfeito!

À noite, ao esperar o pôr do sol, tocamos violão de frente pro mar e depois seguimos pro bar pra dessa vez tomar várias brejas e outros gorós. Sossego e paz!!!

Pé de natureza, é isso!!! Esse foi mais um breve relato de um grande rolê e fácil de fazer, se for pra boiçucanga não deixe de ir nessas cachoeiras!!!

*Boiçucanga é uma palavra de origem indígena (significa cobra de cabeça grande) e designa uma região que limitava as terras dos Índios Tupinambás, ao norte e Tupiniquins.
As trilhas indígenas foram utilizadas pelos colonizadores portugueses para o acesso ao interior do país, em busca de minério e produtos tropicais.
As comunidades locais mantiveram seu uso ao longo do tempo, principalmente para peregrinações religiosas a localidades da região do planalto.

é nois!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:





Fotos:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...