domingo, 22 de dezembro de 2013

Cachoeira do Elefante - Bertioga - SP

Eu sei que eu ando por ai sou andorinha solta e nem sei a estação em que estou vivendo, eu sei que sou um simples andante em Bertioga, Cachoeira do Elefante.

Numa madrugada agradável embarquei no trem com intuito de chegar na estação estudantes, mas antes, claro, teria que enfrentar algumas baldeações e depois de tudo embarcar no busão Manoel Ferreira. Só sei que as 07:10h eu já estava no km 77 (balança) caminhando pela Rodovia Mogi-Bertioga, pra chegar até o km 86. É, resolvi ir pela trilha mais "fácil" porque já havia tentado duas vezes pelo km 81 junto com meu primo e nada. Inclusive nos ferramos na segunda vez.

Pra quebrar o gelo eu voltei lá, quando eu estava no km 82 a neblina invadiu e começou a chuviscar, um cenário bem doido mas a preocupação pairava no ar, porque uma chuva forte poderia acabar com o rolê, e pior, poderia torna-lo perigoso. No trajeto não se tem acostamento, são três passos que separam as pessoas dos carros, mesmo assim pra descer a serra foi normal. Não digo o mesmo pra subir, pois são 5km só de subidão, os outros 4km vão revesando em sobe e desce.

A descida pela rodovia poderia ser monótona se não fosse o entorno da serra uma natureza linda, vira e mexe à esquerda tinha umas quedinhas de água e também atravessava alguns rios. Primeiro vem o Rio Sertãozinho e depois no km 85 uma ponte passa sobre o Rio Guacá, dava pra descer mas tirei algumas fotos e segui rumo ao mirante.

As nove horas eu cheguei no mirante, já tinha uns carros estacionados e um pessoal tirando fotos, o lugar realmente é louco, muito encantador. Bati algumas fotos também e já peguei a trilha descendo. A trilha tava bem escorregadia, desci na cautela sem erro. Nessa descida não tem bifurcações e ao chegar ao rio tem que atravessá-lo, eu achei um pouco perigoso, tinha um pessoal com uma corda e pedi uma carona, mas pra voltar atravessei sem corda, o fato é que se a pessoa não souber nadar cuidado.

Depois de atravessar o rio peguei uma trilha seguindo à direita, sempre margeando o rio, passei por umas três clareiras, atravessei um outro trecho mais tranquilo (foto 17) e em poucos minutos cheguei na enorme Cachoeira do Elefante. Que queda é aquela, a cachoeira é muito monstra, se já é bela do mirante de perto mais ainda. Aquele momento tive que aproveitar, aquele momento compensou qualquer esforço da ida e o esforço que eu faria na volta.

Pra voltar foi tranquilo, na mesma trilha quase pisei numa cobra que foi pro mato bem de mansinho, acho que tinha acabado de se alimentar, quase pisei num sapo também, mais a frente. Passei pelas mesmas clareiras e notei a sujeira deixada pelos campistas, nem sei o que falar, mas enfim, após diversas paradas eu subi a trilha até a rodovia. Subi a serra pela estrada na cautela, choveu, fez sol, neblina veio, neblina foi e cheguei na balança. Tomei um refrigerante no bar, troquei de roupa e fiquei aguardando o busão de volta ao Terminal Estudantes. Estava bem cansado, mas claro contente com rolê.

Até a próxima!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:

















8 comentários:

  1. que trilha eh essa pra desce ate a cachoeira?

    ResponderExcluir
  2. Como chega na cachoeira, a trilha comeca no mirante?? abss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, começa no mirante no km86. segue parte do relato de quando eu fui;
      Nessa descida não tem bifurcações e ao chegar ao rio tem que atravessá-lo, eu achei um pouco perigoso, tinha um pessoal com uma corda e pedi uma carona, mas pra voltar atravessei sem corda, o fato é que se a pessoa não souber nadar cuidado.

      Depois de atravessar o rio peguei uma trilha seguindo à direita, sempre margeando o rio, passei por umas três clareiras, atravessei um outro trecho mais tranquilo (foto 17) e em poucos minutos cheguei na enorme Cachoeira do Elefante.

      Abraço.

      Excluir
  3. Como chega na cachoeira?? a trilha comeca no mirante? abss

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me informar se a trilha é proibida? Rola uns boatos de multa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...