sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cachoeira do Engano - Juquitiba - SP

Cachoeira do Engano - Juquitiba - SP
Abril-2013

De forma bateu-voltou visitei a bela cachoeira do engano, se você pensa que é engano você está enganado... cá pra nós, que trocadilho fuleiro esse rsrs.

Juquitiba é show de bola tanto no ecoturismo quanto nos esportes de aventura, dessa vez fui pro bairro mais baixo de Juquitiba, o bairro do engano onde fica a cachoeira do engano.

Para chegar a essa cachoeira peguei uma estradinha paralela a rodovia Regis Bittencourt, estrada que começa a partir de um retorno no km 340. Peguei o ônibus Juquitiba-Barnabés 030 que sai do Valo Velho, esse buso roda hein, passa por Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e enfim Barnabés. No km 337 da Régis eu desci, onde o buso tomou a esquerda entrando pro bairro, eu segui direto pelo acostamento sentido sul até o km 340, e andaria até sei lá onde pois a estrada muito me agrada é como diz o velho novo Ventania ".. rodoviária de maluco é posto de gasolina...", sei que ele cita isso, agora se foi ele quem compôs vai saber, mas voltando... na verdade eu tava indo, no km 340 achei o retorno que dá na estrada da cachoeira que com apenas 30 minutos de caminhada e uma curva acentuada pra esquerda se chega na cachoeira. Aquela estradinha que quase ninguém passa, o contato com a natureza é constante, o nímio desejo de permanecer por ali durante dias, meses, anos... quando cheguei na cachu então, nem se fala. Notei que alguém acampou por lá e não recolheu seu lixo, é foda sempre tem esses, ou o fluxo de pessoas ali é alto, como eu fui muito cedo não vi uma alma viva lá, nem morta (ainda bem), e fiquei por quase 2 horas só na boa.

Li um conto de Machado de Assis (Pai contra Mãe), comi meu lanche que foi meu café da manha as 09:30, refleti sobre a vida "lá fora", daquele ambiente, daquela calmaria, da verdadeira tranquilidade, que "lá fora" não se vive, é como escreveu Thoreau num trecho do livro Walden: "...a maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero...", o pior é que eu me incluo - as vezes não rs.

Até a próxima!
PRESERVE O MEIO AMBIENTE, A NATUREZA NÃO É LIXO!

Fotos:

11 comentários:

  1. Estou morrendo de vontade de ir nessa cachoeira. Espero que logo de certo.

    Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti demais essa cachoeira, espero que de certo pra vc.
      Valeu Adriana.

      Excluir
  2. Olá! Eu gosto bastante do seu blog! Só acho que você deveria fazer uma nuvem de lugares. Colocar marcadores nos posts (tem essa opção do lado direito aonde escreve o post), assim fica mais fácil buscar posts no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinente essa sua dica, em breve atualizarei os marcadores nos posts.
      Valeu.

      Excluir
  3. Esse bairro foi onde eu passei 20 anos da minha vida, já nadei muito nessa cachoeira e tenho ótimas lembranças, pena que alguns visitantes e moradores não respeitam a natureza e deixam seus lixos lá.
    Eu acho que vc iria adorar porque esse bairro se chama Engano.Depois te conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Roselaine, se tiver histórias de lá será legal lê-las. Abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde!

      Resíduo no Taboão e amo cachoeiras, mas confesso q tenho medo quando vou em alguma se conhecer... gostaria de Saber se ela é funda e se dá pra chegar até a queda d'água

      Excluir
    3. Boa tarde!

      Resíduo no Taboão e amo cachoeiras, mas confesso q tenho medo quando vou em alguma se conhecer... gostaria de Saber se ela é funda e se dá pra chegar até a queda d'água

      Excluir
    4. Olá Ingrid.
      Eu cheguei tranquilo na queda, mas não caminhei por toda extensão do poço, vc consegue sim, vai na cautela.

      Excluir
  4. cachoeira da macumba que não deu certo

    ResponderExcluir
  5. Fui hoje conhecer e é muito bonita e preservada... adorei a dica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...